Alfredo Machado Político – In Memorian (Quixeramobim *17.11.1935 +15.07.2001)
Em 17 de novembro de 2001, dado o seu legado de dedicada liderança política e devoção à causa pública, foi eleito, “O Quixeramobiense do Século XX”.

Alfredo Almeida Machado nasceu em Quixeramobim no dia17/11/1935. Filho de Afonso Celso de Castro Machado e Ana Almeida Machado, foi casado com Teresinha do Menino Jesus Holanda Machado, com quem teve quatro filhos: Ricardo, Celso, Maria Teresa e Sérgio. Após ser alfabetizado por sua tia Stela, estudou no Colégio Salesiano, em Baturité, e no Colégio Marista, em Fortaleza. Desde a sua juventude foi líder da sua geração, destacando-se nas atividades sociais e esportivas, despontando na prática do futebol e do voleibol.

Concluído o curso secundário, retornou, definitivamente, para a sua cidade natal, onde passou a trabalhar com o pai, à época um dos grandes empresários locais, dedicando-se ao comércio e à agropecuária.

Identificado com os problemas sociais e políticos de Quixeramobim, Alfredo logo se projetaria na vida pública, sendo eleito, muito jovem ainda, em 1958, para o seu primeiro mandato de Vereador, chegando à Presidência da Câmara Municipal no ano de 1965, já em seu segundo mandato. No período de 1967 a 1970 foi Prefeito Municipal de Quixeramobim, cargo que voltou a ocupar em 1973, renuncian-Em 17 de novembro de 2001, dado o seu legado de dedicada liderança política e devoção à causa pública, foi eleito, “O Quixeramobiense do Século XX”. do, em 1974, para concorrer e ser eleito deputado estadual para a legislatura 1975/1978. Em 1978, reeleito deputado estadual, licenciou-se do mandato parlamentar para, a convite do então Governador Virgílio Távora, assumir, em abril de 1979, a Secretaria Estadual para Assuntos Extraordinários, função em que permaneceu até meados de 1982, ano em que, novamente, foi eleito deputado estadual para cumprir seu terceiro e último mandato.

Ao longo de sua profícua vida pública, prestou relevantes serviços ao nosso Estado, em particular aos municípios onde foi votado – Quixeramobim, Pedra Branca, Quixadá, Pacujá, Santa Quitéria, Senador Pompeu e muitos outros. Notabilizou-se em face do incessante trabalho em defesa desses e de outros municípios nas áreas de eletrificação, telecomunicações, açudagem, estradas, saúde, emprego, assistência e combate às secas, educação, urbanização, entre outras.

Registre-se, também, o seu envolvimento com os meios de comunicação, tendo sido um dos fundadores das rádios Difusora Cristal (1967) e Campo Maior (1988). Desportista desde menino, e fanático torcedor do Fortaleza

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.