Thomaz Pompeu Sobrinho – Intelectual
Fortaleza – 16/11/1880 – Rio de Janeiro – 09/11/1967
Engenheiro, escritor, intelectual , presidente do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras. Filho do Dr. Antônio Pompeu de Sousa Brasil e Ambrosina Pompeu de Souza Brasil, aquele filho do Senador Pompeu e esta do Coronel Antônio Luiz Alves Pequeno, do Crato
Tomás Pompeu Sobrinho cursou os ensinos preparatórios em Fortaleza, no Liceu do Ceará. Formou-se engenheiro pela Escola de Minas de Ouro Preto. Em 16 de julho de 1903 foi nomeado Engenheiro Ajudante da Comissão do Açude de Quixadá, tendo sido sucessivamente promovido a Engenheiro de Primeira Classe, Engenheiro-chefe da Primeira Seção e Engenheiro-chefe do 1º Distrito da Inspetoria de Obras contra as Secas. Com o Agrônomo Alfredo Benna e outros fundou a “Escola Prática de Agricultura de Quixadá. Fundador e professor da Escola de Agronomia do Ceará, fundador e diretor do Instituto de Antropologia da UFC , em 1958, que originou em 1961, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Membro da Academia Cearense de Ciências, presidiu o Instituto do Ceará, de 1938 a 1967, tornando-se o seu Presidente Perpétuo. Fez construir em 1929, a Casa Tomás Sobrinho, uma edificação que lhe serviu de residência até o seu falecimento em novembro de 1967, e que hoje abriga a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.