Artur Eduardo Benevides – Poeta

Pacatuba – 25/07/1923 – Fortaleza – 21/09/2014

Poeta, ensaísta e contista cearense, com mais de quarenta livros publicados. Foi eleito, em 1985, o Príncipe dos Poetas Cearenses, título já detido pelo Padre Antônio Tomás, por Cruz Filho e por Jáder de Carvalho. Bacharel em Direito e em Letras, foi professor titular da Universidade Federal do Ceará.

Foi membro da Academia Cearense de Letras, tendo sido seu presidente entre 1995 e 2005); da Academia Cearense da Língua Portuguesa, da Academia de Artes e Letras do Nordeste – Ceará, da qual é Presidente de Honra e da Academia Fortalezense de Letras, integrante, também, do Grupo Clã.

Artur Eduardo Benevides obteve mais de trinta prêmios literários, destacando-se o Prêmio Rio de Literatura em 1986, Poesia e Prêmio Bienal Nestlé de Literatura, em 1988. Para comemorar os 80 anos do poeta, em 2003, o escritor José Luís Lira organizou o livro “O Poeta do Ceará – Artur Eduardo Benevides”, com biografia e trechos principais da obra do autor. O livro saiu com o selo da Academia Fortalezense de Letras, da qual José Lira é fundador, juntamente com Matusahila Santiago

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.